top of page
Buscar

O DIÁLOGO SILENCIOSO DE 'O CONTO DA AIA'

  • Foto do escritor: Lena Capel
    Lena Capel
  • 25 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

'O Conto da Aia' (2017 -ATUALMENTE ) é uma série distópica ambientada em uma sociedade extremamente religiosa e machista: “Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção católica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do Antigo Testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma "handmaid", ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema” (AdoroCinema).


Intitulada como  “A Oração em Washington” (0:00s até 2:13s), a cena extraída do sexto episódio "Casa" da terceira temporada, apresenta uma configuração dupla. Como metalinguagem, temos uma série gravando uma cena sobre um programa ao vivo de televisão, o que requer iluminação, direção de fotografia e cenografia/figurino. Os Waterfords e Offred estão em uma prece à céu aberto milimetricamente calculada. Este momento de pesar é transmitido ao vivo pela televisão canadense, a fim de comover e chocar. As Aias compõem o contraste chocante com o memorial branco e a luz fria do inverno. Serena, vestida de azul, é o maior contraste da composição, enquanto Fred orna com os soldados. Os planos abertos são para, além de situar os espectadores (da série e da transmissão ao vivo), mostrar a magnitude, o quanto eles se importam com suas crianças (após o rapto de Nichole) e o poder divino que recai sobre os moradores de Gilead.



   Nesta cena, o conceito de luz-pigmento é aplicado. A cor preta do uniforme de Fred não reflete a luz, mas como a luz branca reflete no vermelho, azul e intensifica as superfícies brancas, o terno também ganha destaque. A coloração azulada da cena intensifica a ideia de inverno e os sentimentos de tristeza, luto e as marcas de cansaço/expressão dos Waterfords, June e as Aias.



   O crucifixo em Washington serve como ponto de referência para analisarmos os ângulos e posicionamentos dos personagens. Fred, aquele que dialoga diretamente com Deus, está de pé com os olhos mirando o monumento na altura de seus olhos enquanto suas mãos estão iluminadas pelo Sol fraco.



   June está ajoelhada, tendo de levantar os olhos para ver o monumento e está fora dos raios de Sol. Ambos estão em um ângulo médio e as sensações se aproximam de um ângulo plongée (no caso de June) e contra-plongée (no caso de Fred). Quando Offred/June está nas escadas do monumento, afastada do foco da luz e mais uma vez objetificada, ela troca olhares com uma Aia na multidão. Embora uma esteja em plongée e outra em contra-plongée, ambas estão em posições de submissão, desconforto, constante julgamento e repreensão. June é a esperança das Aias na multidão, que embora iluminadas pela luz, não parecem ser as escolhidas de Deus como Fred.



   Na série, as mulheres não possuem direitos e são vistas como inferiores. A luz não chega em Offred, que está ajoelhada sendo usada como exemplo de submissão. O mesmo acontece com Serena, que está ainda mais distante que Offred/June da fonte, mesmo que de pé. Fred é quem se beneficia da luz, e acaba a bloqueando, deixando as mulheres na sombra.



   É possível observar que June usa um traje vermelho, representando o sangue e a cor característica de movimentos revolucionários, enquanto Serena usa um traje azul petróleo, e geralmente, a cor representa segurança, estabilidade e profissionalismo. Por ser uma cor intensa, remete a natureza e pode deixar o ambiente mais chique e sofisticado. Enquanto Fred usa um terno preto em sinal de autoridade, luto e poder, característico aos homens de negócio e em posições hierárquicas elevadas.





*Retirada da série O Conto da Aia (2017 -ATUALMENTE ), a cena intitulada  “A Oração em Washington” (0:00s até 2:13s), foi extraída do sexto episódio da terceira temporada, “Casa”; Disponível no link: The Handmaid's Tale | Oração em Washington - YouTube.


 
 
 

Comments


bottom of page