top of page
Buscar

E-SPORTS: APOIADORES vs. PATROCINADORES

  • Foto do escritor: Lena Capel
    Lena Capel
  • 25 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

As marcas endêmicas são, por definição, aquelas que estão em seu ambiente natural quando se trata dos jogos eletrônicos. Embora a Monster Energy não produza acessórios e equipamentos utilizados durante os jogos, as parcerias entre energéticos e esportes sempre foram muito fortes. 

A Monster patrocina equipes esportivas como a Mercedes AMG no Campeonato Mundial de Fórmula 1SLSDakar e o MotoGP. Dentro do universo de eSports, a marca se aliou à Evil Geniuses, uma das primeiras organizações multi-jogos norte-americanas. É filiada aos eSports da América do Norte, Ásia, Europa e Austrália, apoiando inclusive as organizações australianas MindFreakParis Saint-German eSports e o streammer Tim The Tatman


Neste contexto, a Monster Energy fechou uma parceria com a 

equipe brasileira INTZ, conhecida por suas equipes de CS:GO e LOL 

e por ser uma das principais equipes da América do Sul.  O representante de Trade Marketing da Monster Energy declarou que:


"A Monster Energy tem uma larga experiência de patrocínio e promoção no cenário de gaming e eSports globalmente, gostamos de colaborar com marcas autênticas que fazem a diferença no cenário do esporte".

A INTZ recebe a parceria em um ambiente considerado como uma "aventura pioneira que começou há cinco anos", referindo-se à equipe brasileira. Mas dentro da realidade do Brasil, a marca de energéticos não entra na lista das mais consumidas e o número de equipes brasileiras no cenário mundial ainda está crescendo. Esta pode ser uma possível fraqueza da marca: a concorrência com outros energéticos, como a patrocinadora endêmica Red Bull, que possui o mesmo perfil da Monster Energy, e o maior retorno financeiro patrocinando equipes vindas de países com maior carreira nos eSports.




Por definição, as marcas não-endêmicas são aquelas que estão fora dos eSports, mas podem interessar quem gosta do universo. Elas podem, mas não precisam, atender especificamente ao público gamer.

A Louis Vuitton se encaixa no perfil não-endêmico nessa parceria feita com o jogo League Of Legends (LOL), ao atender o público gamer neste caso específico. É uma marca conhecida fora dos eSports, com fama de ser pouco acessível por seu preços e suas coleções visadas no mundo da moda. 



Por ser uma marca tão exclusiva, cara e afastada dos consumidores de games, o ponto forte da Louis Vuitton neste contexto é a aproximação com consumidores novos e que, em teoria, não estão familiarizados com as peças da marca. Mantendo seu selo de exclusividade ao lançar skins únicas dentro do jogo e peças de vestuário físicas, o elegante nome da marca ganha força com um dos jogos mais populares dos últimos tempos. É uma parceria inusitada para uma grife que almeja expandir seus clientes e investir no mundo tão lucrativo dos eSports, aparecendo  forte no cenário ao gerar curiosidade em uma atitude "descolada" para a empresa.  





















REFERÊNCIAS: +Louis Vuitton no LOL: grife francesa cria skin para o jogo - E-arena Louis Vuitton makes esports move with League of Legends World Championship - SportsPro Esports goes luxury with in-game outfits by Louis Vuitton | Ad Age Non-endemic brands in esports (theesportsads.com)


 
 
 

Comments


bottom of page